Experiência interativa

Em 2015/1, as turmas de Produção em Imagem (PP) e Laboratório de Ensino de Língua Inglesa (Letras) desenvolveram uma experiência interativa, ou seja, a criação de um jogo de realidade alternada (ARG) no qual estudantes do ensino médio de uma escola teriam, através deste, uma aula de inglês. A história foi baseada em textos de Edgar Allan Poe e o roteiro desenvolvido pelos alunos a partir das definições dos textos que serviriam de base. Estas definições foram feitas pelas turmas em uma votação feita no grupo criado no Facebook.

Após o roteiro pronto e aprovado, foram realizadas as cutscenes. Foram gravadas em duas noites, editadas e finalizadas pelos alunos. As cutscenes foram dubladas e legendadas em inglês.

No dia 17 de junho, foi feito um jogo teste com os alunos da disciplina de Literaturas de Língua Inglesa 1, ministrada pelo professor Claudio Zanini. Este serviu para afinar a mecânica do jogo que seria realizado no dia 20 de junho.

Neste dia, um sábado, os alunos e professoras chegaram às 8h na Unisinos para a montagem do jogo que ocorreria em 6 salas, em 3 andares diferentes, às 14h. Um dos alunos foi caracterizado como o autor e recebeu os alunos que iniciaram sua participação. O objetivo do jogo era descobrir quem era o assassino do vigia do Museu Edgar Allan Poe.

Os alunos cumpriram o percurso do jogo em dois grupos. Um deles conseguiu descobrir o assassino e atingir o objetivo do jogo, enquanto o segundo grupo não obteve o mesmo resultado. Porém, o insucesso não tirou o entusiasmo da experiência. Mesmo depois de mais de uma hora de terminado o jogo, os alunos comentavam a experiência com imensa empolgação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s