Ampliando a experiência

Em 2015/2, a experiência interdisciplinar ganha a parceria da disciplina Realidade Virtual, ministrada pelo professor Vinícius Cassol, do curso de Jogos e Entretenimento Digital da Unisinos.

Os produtos realizados pelos alunos de Letras e PP, teriam, agora, que levar em conta a inclusão da tecnologia como tema e como processo. O uso da tecnologia Rift (disponível para os alunos de Jogos) e Realidade Aumentada foi a escolha de cada grupo. Foram criadas narrativas e ações para que as tecnologias fossem testadas. Ambos precisavam utilizar a narrativa e a tecnologia para facilitar o ensinamento de conteúdo de literatura em língua inglesa. Os resultados foram surpreendentes e divertidos.

O grupo que utilizou realidade aumentada fez uma ação no campus para abordar os dilemas do livro Eu, robô, de Isaac Asimov. Através de suas escolhas, o jogador enfrentaria as leis da robótica propostas no livro: 1) Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal; 2) Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei; e 3) Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.

Já o grupo que utilizou o Rift criou uma história baseada em Drácula, de Bram Stoker. O jogador precisava cumprir algumas tarefas, pegar objetos e chegar ao final do jogo encontrando o Drácula. O uso do Rift, um sistema  visual que aumenta a imersão, permitiu uma experiência única à alunos de Letras.

Utilizando a mesma proposta do uso de tecnologia, o contexto da vida com a sua utilização, interferência e abrangência, foi tema do curta-metragem desenvolvido pela turma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s